Suporte

 Comercial

Utilizando Postman para realizar testes em Webservices REST

Utilizando Postman para realizar testes em Webservices REST

Passo a passo da utilização do Postman

Seguindo a sequência de matérias sobre o modelo de integração Bemmelhor Telecom (BmTelecom), iniciada pelo post Bemmelhor Telecom – Integração Click2Calls por webservice no padrão REST, a dica agora é voltada para avaliações do WebService através do plugin gratuito Postman para Google Chrome, tendo disponível também uma versão App para Macs.

O Postman é um sistema muito útil para desenvolvedores que necessitam realizar testes em WebServices no padrão REST e sua utilização é muito intuitiva e dinâmica, sendo possível salvar uma URI para testes futuros e montar coleções para execuções em lote.

Baixando o Postman

Para baixá-lo acesse o endereço https://www.getpostman.com e clique no link Chrome App ou abra o seu Google Chrome e acesse Menu > Mais Ferramentas > Extensões e pesquise o termo “Postman rest client”. Localize a extensão Postman e clique em “+ Usar no Chrome”. Após a instalação o aplicativo estará disponível na aba Apps do seu Google Chrome.

Utilizando o Postman para testar uma URL do modelo de integração BmTelecom

Para iniciarmos um teste do modelo de integração BmTelecom pelo Postman, precisaremos seguir alguns passos bem simples, neste exemplo utilizaremos a URI http://IP_INTEGRACAO:8080/bmservices/manager/iptelecom para nossa avaliação. Vamo lá:

  • Localize dentro do pacote de apps do seu Google Chrome o aplicativo Postman e carregue-o;
  • Abra a aba Builder e localize a aba secundária New Tab, é nela que iremos configurar a URI para o teste;
  • Dentro do ComboBox de ações selecione método GET e digite a URI http://IP_INTEGRACAO:8080/bmservices/manager/iptelecom dentro do campo com a descrição “Enter request URL”;
  • Na aba Authorization, logo abaixo do combo de ações selecione “Type: Basic Auth“;
  • Digite seu usuário e senha do modelo de integração BmTelecom;
  • Clique no botão “Send“;

Após os passos acima você terá um campo com o retorno do servidor REST. O BmTelecom utiliza saídas JSON como padrão de retorno às requisições dos clients.

Salvando testes para execuções futuras

Se você deseja salvar suas URIs para testes futuros basta selecionar a aba do teste e clicar no botão “Save” ao lado do botão “Send” na interface “Builder” do Postman e escolher uma coleção para agrupá-los.

Teste outras URIs verificando sempre as ações que deseja executar: GET, PUT, POST, DELETE, HEAD, OPTIONS ou TRACE e avalie seu ambiente de uma forma eficiente, rápida e sem complicações.

Compartilhe a postagem:

Últimos artigos