Qual é a sua dúvida?
API Digisac para integradores Asterisk
As integrações com a Tecnologia BmConnector -> Digisac são realizadas através de APIs e Webhooks que necessitam de configurações simples em seu Asterisk. Os passos são os seguintes:
- Solicite o host de conexão para a equipe técnica da Digisac Omnichannel
- Informe o ip fixo do seu servidor Asterisk a equipe técnica da Digisac Omnichannel
- É necessário a abertura da porta 5038 para que a API possa iniciar Click2Call no seu servidor Asterisk. Para configurá-la veja logo abaixo o item Habilitando Asterisk Manager para API Digisac + BmConnector.
Habilite sua conta Digisac + BmConnector
Caso ainda não possua uma conta Digisac Omnichannel, entre em contato através do portal https://digisac.com.br/, pelo telefone (14) 3103.7800 ou Whatsapp +55 14 3281.1338.
Habilitando Asterisk Manager para API Digisac + BmConnector
Edite o arquivo /etc/asterisk/http.conf e insira as configurações responsáveis por liberar o acesso para que a API possa realizar ligação vindas do Omnichannel em sua Telefonia e informe a senha criada para a equipe de Suporte Digisac.
$ nano /etc/asterisk/http.conf
[general]
enabled = yes
port = 5038
bindaddr = 0.0.0.0
displayconnects = no
webenabled = yes
[apidigisac]
secret = INSIRA_UMA_SENHA_SEGURA
allow=0.0.0.0/0.0.0.0
permit=0.0.0.0/0.0.0.0
displayconnects = yes
read = call,dtmf,cdr,dialplan
write = call,command,originate
Configure o extensions.conf
-
Alterações necessárias no /etc/asterisk/extensions.conf para a chamada ao BmConnector -> Digisac.
-
Altere o host da chamada a API externa para o host informado pela Digisac.
Notificar Hangups
Dentro de cada tag Hangup (h) existente no seu extensions.conf insira a chamada abaixo:
(Altere api.digisac.com.br para o host informado pela Digisac)
exten => h,n,Set(clientKey=${CLIENT_KEY}) exten => h,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/hangup.agi)
Notificar start de ligações
Antes de cada Dial existente no seu extensions.conf insira a chamada abaixo:
(Altere api.digisac.com.br para o host informado pela Digisac)
exten => s,n,Set(clientKey=${CLIENT_KEY}) exten => s,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/start.agi)
Notificar chamadas respondidas
Dentro de cada bloco de notificação de ligações atendidas existente no seu extensions.conf insira a chamada abaixo:
(Altere api.digisac.com.br para o host informado pela Digisac)
exten => s,n,Set(clientKey=${CLIENT_KEY}) exten => s,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/answer.agi)
Exemplo de Dialplan utilizando a API BmConnector -> Digisac
[globals] ;; Chave do cliente informada pela Digisac CLIENT_KEY=baa30389-0a48-4926-aaa5-14d07ed82b65 [default] ;; Dial exten => _X.,1,NoOp(Discando para o destino) exten => _X.,n,Macro(dialing,${EXTEN}) exten => _X.,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/start.agi) exten => _X.,n,Dial(${DISCAGEM},3600,TtrM(answering^${CDR(src)})) ;; Hangup
exten => h,1,NoOp(Desligando) exten => h,n,Set(clientKey=${CLIENT_KEY}) exten => h,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/hangup.agi) [macro-answering] ;; Answer exten => s,1,AGI(Atendendo a ligacao ${ARG1}) exten => s,n,Agi(agi://api.digisac.com.br/answer.agi)
Apoio Técnico
Caso ainda tenha alguma dúvida e necessite de ajuda para configurar seu ambiente de telefonia entre em contato com a Equipe de Suporte Digisac ou equipe Bemmelhor SI e solicite Apoio técnico ao ambiente Asterisk.