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Você conhece as diferenças entre PABX e IPBX no VoIP?

No mercado empresarial atual, assim como, na atual conjuntura econômica, muito se tem falado no termo “recessão”. E quando falamos em recessão, voltamos certamente nossos olhos a infraestrutura operacional das empresas, com o objetivo de otimizar processos, garantir eficiência, eficácia e o principal: redução de custos. E, dentre os inúmeros quesitos que entram na ótica dos administradores, um dos itens avaliados são os gastos com comunicação. Principalmente gastos com telefonia e internet, recursos básicos e necessários aos processos operacionais mas que, se mal dimensionados, podem ser uma fonte incalculável de desperdícios.

No foco do telecom, até há pouco tempo, a maior parte das empresas utilizavam centrais telefônicas eletrônicas independentes. Essas recebiam os recursos da rede pública de telefonia e as distribuía em todos os seus departamentos, através de bases e/ou aparelhos telefônicos a ela conectados. Todos os novos recursos necessários deviam ser incluídos através de placas e circuitos adicionados a essa central. Esse é um processo operacional trabalhoso, onde novos recursos exigiam ainda altos investimentos na compra de hardwares adicionais. Tais como a aquisição de cabos para expansão de pontos de atendimento e pessoal técnico especializado na implantação e manutenção da central para a marca e o modelo em uso pela empresa.

As principais características do PABX (Central Telefônica Convencional) são:

  1. Expansível através da aquisição de placas e módulos para aumento de pontos de atendimentos, comunicação com a rede pública de telefonia e adição de funcionalidades como conferências, siga-me, módulo espião e etc.
  2. Necessidade de pessoal técnico especializado para a marca e o modelo especifico do PABX.
  3. Caso a expansão seja superior a capacidade de inserir placas e módulos, há a necessidade de adquirir outra central em substituição à existente.
  4. Limitada à existência ou não do recursos conectados à central telefônica.
  5. Dificuldade em reorganizar os pontos de atendimento, visto a necessidade de passagem de fios e cabos para conexão/ligação.
  6. Vários modelos de PABX convencionais não permite reprogramação de novos recursos, tais como, bloqueios inteligentes de chamadas de acordo com a operadora de telefonia, o que pode minimizar consideravelmente os custos por ligação.

Com o advento da internet, o surgimento de novos dispositivos, novos processos e formas de comunicação, houve a necessidade de “adequar” as antigas centrais telefônicas convencionais à nova demanda de mercado. Portanto, agora o foco são recursos mais maleáveis e escaláveis, de acordo com as necessidades de cada empresa. Foi quando surgiram os sistemas de PABX por software, onde a comunicação com os pontos de atendimento se faz através da rede de computadores ou comunicação por IP, daí o termo IPBX . Essa evolução possibilitou o desenvolvimento de modelos de gestão inteligentes, que permitem maior controle do fluxo de ligações, aumento de produtividade dos usuários do sistema de telefonia e ainda redução nas contas telefônicas.

As IPBX, diferente das PABX, aproveitam uma estrutura já existente na maior parte das empresas, assim toda a necessidade de realocação dos ramais ou pontos de atendimento corre em paralelo ao desenho e topologia da rede disponível. Isso faz permitir, sobretudo, a alocação e criação de recursos tendo por base reprogramação do servidor para tal. Recursos como gravações de ligações, siga-me, conferências, call backs e secretárias eletrônicas podem ser adicionados ao cenário com muita facilidade.

       Desta forma, as características das IPBX são:

  • Não há limite de expansão, o limite imposto é o existente pelo hardware do equipamento servidor.
  • Permite integrar toda e qualquer tecnologia de telefonia de acordo com as necessidades da empresa, necessitando para tal, dos módulos internos ou externos para integração com o recurso. Permite, inclusive, integração de empresas com várias filiais num só ambiente de telefonia (Modelo Matriz e Filiais).
  • Permite alocar/implementar/gerar novos recursos para uso de acordo com as necessidades da empresa, através da reprogramação do servidor de telefonia,
  • A ampliação dos ramais ocorre simultaneamente à ampliação da topologia da rede local.
  • Permite a criação de “rotas inteligentes” que podem minimizar consideravelmente o custo com telefonia.
  • Permite gerenciar os recursos de telefonia através de computadores, tablets ou dispositivos móveis.


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