Suporte

 Comercial

Siga-me: entenda como ativar essa função no seu número

Pegadas entre um telefone comum e um celular, simbolizando a transferência de chamadas que acontece quando a função Siga-me está ativada.

Benefícios, configurações e como ativar o Siga-me

  1. O que é o Siga-me?
  2. Quais os tipos de Siga-me?
  3. Como configurar o Siga-me?
    • VIVO
    • OI
    • TIM
    • CLARO

Com o passar dos tempos, a competitividade entre empresas têm aumentado em vários pontos. Devido aos avanços tecnológicos que estamos vivenciando, a internet torna mais democrático o acesso a informações precisas, tornando claro quais tipos de estratégias as empresas podem utilizar para o seu crescimento, ou para diminuírem a sua taxa de churn, por exemplo. Uma dessas estratégias bem utilizadas é o siga-me, para a telefonia.

De antemão, o atendimento é uma das vias mais importantes, função chave para que as empresas prosperem, tenham consistência no contato com os clientes ativos e sigam recebendo mais clientes em sua base. Por isso, entender como funciona e como implementar o siga-me pode fazer a diferença no seu atendimento, fazendo com que você não se preocupe com chamadas perdidas mais, pois elas não existirão.

Devido aos avanços na tecnologia, com o Siga-me, você consegue realizar um desvio de chamada e atender ao telefone de onde você estiver, te levando praticidade no atendimento e diminuindo a taxa de chamadas (oportunidades) perdidas. Além disso, algumas empresas usam essa configuração para se obter atendimento 24h por dia: passando do horário de trabalho, as ligações que não forem atendidas são encaminhadas para atendentes que trabalham em plantão em outras empresas. Portanto, é uma estratégia valiosa pois permite estar sempre em contato com o cliente (ou oportunidade), resolvendo seus problemas de forma rápida e eficiente.

O que é o Siga-me?

Em definição, o Siga-me é um método de encaminhamento de chamadas que seriam recebidas em seu número (seja fixo ou móvel). Você mesmo pode configurar essa função no seu telefone, de acordo com a operadora que rege seu plano, caso a operadora disponibilize essa função. Para ativar o Siga-me, o procedimento é feito no próprio aparelho, configurado a partir do teclado de números, como se fosse realizar uma ligação, mas seguindo o passo a passo de cada operadora. No caso da telefonia por IP, essa configuração costuma ser feita no próprio software disponibilizado pela operadora, ou entrando em contato com a mesma.

Assim, você consegue configurar o Siga-me para transferir as ligações para vários tipos de aparelhos, como: softphone, webphone, smartphone, entre outros.

Apesar de ser uma funcionalidade interessantíssima de ser utilizada, a operadora não cobra adicional pelo uso dessa configuração em si, porém você é cobrado pela “transferência” entre aparelhos. Por exemplo, se a configuração vigente é fazer com que as ligações que chegam no seu telefone sejam direcionadas para o celular, você poderá ser cobrado pelo caminho telefone-celular. É importante saber também que essa diferença não impacta na visão de quem está realizando a ligação, seu possível lead.

As operadoras mais abrangentes no país, como Oi, Vivo, Tim e Claro, possuem essa funcionalidade. Caso você utilize os serviços de outra empresa, é interessante entrar em contato com a mesma para entender se existe essa possibilidade de configuração. Caso contrário, você pode optar pela virtualização e portabilidade do seu número, assim você conseguirá contornar essa situação para implementar sua estratégia de atendimento.

Para saber mais sobre a portabilidade numérica, acesse nosso conteúdo clicando aqui.

Quais os tipos de Siga-me?

Em primeiro lugar, não existe apenas uma forma de configuração do siga-me, você consegue incluir essa função de formas estratégicas para tirar o máximo dessa funcionalidade. Seguem:

  1. Transferir todas as chamadas: muito comum quando se tem um número com um plano de operadora que a pessoa (ou empresa) não quer alterar devido ao conhecimento dos clientes acerca do número utilizado. A configuração é feita para desviar todas as chamadas para um telefone que fique próximo do atendente.
  1. Transferir chamadas não atendidas, ocupadas ou fora de área de cobertura: nesse cenário, caso você não possa atender a uma ligação ou estiver fora de cobertura de sinal, a chamada será direcionada para o número configurado. Sem sombra de dúvidas, ativar essa funcionalidade é interessante no âmbito empresarial, pois permite o atendimento ocorrer de forma orgânica e consistente, sem deixar o lead esperando por muito tempo ou ter de realizar várias ligações ao longo do dia para entrar em contato com a empresa.

Como configurar o Siga-me?

  1. VIVO
    1. Fixo (linhas metálicas no Estado de São Paulo)
      1. Ligue da sua linha para o *15
      2. Tecle “2” – Serviços inteligentes
      3. Tecle “2” novamente – Transferência de Chamadas
      4. A gravação irá solicitar uma senha de 4 dígitos; tente usar algarismos diferentes e não sequenciais
      5. Aguarde retornar para a área de “Transferência de Chamadas” e tecle “3” – Lista de Contatos
      6. Em Lista de Contatos você irá cadastrar a nova linha que receberá as chamadas transferidas.
      7. Ao confirmar, você será direcionado para o menu de “Transferência de Chamadas”.
      8. Tecle 1 para ativar o serviço SIGA-ME.
      9. Aguarde até escutar a mensagem dizendo “Transferência programada com sucesso”.
      10. Agora é hora de conferir! Ligue para seu número e confirme se houve o desvio conforme programado.
      11. Para desativar: ligue *15 e siga as opções para desligar a função siga-me.
  1. Fixo (clientes de regiões de fora de São Paulo, linhas metálicas ou VoIP)
    1. Caso o número que receberá as chamadas desviadas tiver o mesmo DDD, basta teclar *52* + número de telefone + #. Por exemplo: *52*989898989#
    2. Se o número tiver DDD diferente, tecle *52* + DDD + número de telefone + #. Exemplo: *52*32989898989#
    3. Para desativar: tecle #52#
  1. OI
    1. Tecle *21* + o número que deseja receber as ligações + # e aguarde a mensagem Serviço Programado. Exemplo: *21*32989898989#.
    2. Para desativar basta teclar #21# e aguardar a mensagem Serviço Desprogramado.
  1. TIM

Para esse caso temos três estratégias diferentes, além do Siga-me Total, que abrange todas as três opções. Seguem os códigos:

  1. Siga-me Total (redirecionamento de todas as chamadas):
    1. Ligue  *21* + 041 + código de área + número destino + #. Exemplo: *21*04132950505050#
    2. Para desconfigurar, basta digitar #21#
  1. Chamadas não atendidas:
    1. *61*+ 041 + código de área + <número do telefone de destino> #. Exemplo: *61*04132950505050#
    2. Para desprogramar, #61# e ligar.
  1. Telefone desligado ou fora de área: 
    1. Ligue *62*+ 041+ Código de área + <número do telefone de destino> #. Exemplo: *62*04132950505050#
  1. Telefone ocupado: 
    1. *67* + 041 + código de área + <número do telefone de destino> #. Exemplo:  *67*04132950505050#
    2. Para desativar, tecle #67# e ligue.
  1. CLARO
  1. Siga-me total: neste caso, a chamada é transferida e o Claro net fone não tocará. Para ativar esta função digite *21* (número de telefone de destino)# – Para desprogramar, digite #21#.
  1. Telefone ocupado: para ativar esta função digite *63*(número de telefone de destino)# – Para desprogramar, digite #63#.
  1. Chamada não atendida em 20 segundos: para ativar esta função, digite *61*(número de telefone de destino)# – Para desprogramar, digite #61#.

Se você utiliza outra operadora, ou está com dúvidas/problemas relacionados à ativação do Siga-me nas operadoras citadas acima, recomenda-se entrar em contato com o suporte dessas empresas.

Muitas empresas estão utilizando o método e, hoje em dia, você consegue potencializar ainda mais essa função caso use uma Telefonia VoIP. A BemMelhor entrega muito bem esse tipo de serviço, além de disponibilizar uma plataforma de qualidade para controle do time de comunicação da sua empresa, com gráficos e dashboards personalizados para sua visualização. 

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços prestados, como o procedimento do Siga-me, configuração de URA personalizada para sua estratégia, entre outras funções!

Compartilhe a postagem:

Últimos artigos